A rede de observação dos azinhais está incluída nas actividades do projecto VEroNICA (Vulnerability of Mediterranean Holm-Oak forests to Climate Change: Mechanisms and impact of historical management on ecosystem services). VEroNICA abordará as causas e os mecanismos subjacentes à perda de vigor das azinheiras da Península Ibérica. O estudo também permitirá avaliar o efeito do uso do solo histórico na vulnerabilidade da azinheira à seca, e o efeito do seu declínio nos principais serviços de ecossistemas associados.
Os objectivos prioritários do projeto são portanto:
-
Entender como optimizar as estratégias de gestão dos povoamentos de azinheira da Península Ibérica para a sua conservação no contexto das alterações globais.
-
Aprofundar a compreensão das relações causa-efeito e dos mecanismos de funcionamento do ecossistema, tanto fisiológicos (reservas de carbono não estrutural) como ecológicos (relações planta-microrganismo) envolvidos na manutenção da saúde do ecossistema.
-
Avaliar a capacidade de armazenamento de carbono e de azoto dos azinhais sujeitos a diferentes intensidades de uso e com diferentes níveis de declínio.
Membros do projecto Veronica:


Daniel García Angulo
Estudiante de doctorado del Proyecto VEroNICA

Fernando Sedano
Miembro del Proyecto VEroNICA

Ana-Maria Heres
Miembro del Proyecto VEroNICA

Javier Martinez López
Miembro del Proyecto VEroNICA
Financiamento do projecto: